terça-feira, 8 de maio de 2012

O Maior centro de Espionagem do mundo: "Data Center of Utah"

Ficará operacional em 2013, o "Data Center de Utah", o mais sofisticado, o maior  centro de espionagem que o mundo conheceu. A população norte americana acorda lentamente para uma nova realidade, onde emails, telefonemas, listas de compra on-line, chat na net com amigos, redes sociais, buscas que se fazem no Google, ou seja virtualmente toda a sua vida fica armazenada e eventualmente vasculhada.

Progressivamente, as agências de informação governamentais ficaram cada vez menos tolerantes com a salvaguarda da intimidade individual consagrada na lei. O programa "Total Information Awareness" foi iniciado sob a tutela da administração do G.W. Bush, no inicio do seu primeiro mandato. Porém o Congresso liquidou o projecto em 2003, depois de severas criticas sobre a possibilidade de invasão da privacidade das pessoas. Mas a NSA, Nacional Security Agency, não abandonou as suas pretensões.

As manhas e as ilegalidades sucederam-se, escapando inclusive ao controle do Foreign Office Surveillance, a autoridade que controla e autoriza a recolha de dados no interior dos EUA. Instalando monotorizadores electrónicos nos principais postos de companhias de telecomunicações, (Verizon, AT & T..) armazenaram uma quantidade exponencial de informação. Apesar do facto de se poder armazenar tanta informação como um tetrabyte em dois centímetros quadrados, instalações especificas para tratamento tornaram-se indispensáveis. Finalmente, quando o congresso votou a favor do "FISA Amendments act of 2008", tornou legal estas práticas; simultâneamente as telecom que concordaram em participar na vasta empresa de espionagem obtiveram garantias de imunidade perante a justiça.

As instalações actualmente em construção são simplesmente assombrosas: 300 000 m2 de área útil; 2.2 biliões de dólares investidos; requer 65 Megawatts de potencia eléctrica; 6.5 milhões de litros de água por dia;  60 000 toneladas de equipamento de arrefecimento(o equivalente á soma das duas torres gémeas). Embora muito importante, não se tratará apenas de recolher dados sobre os cidadãos americanos. Com esta ordem de grandeza, para armazenamento de informação, fica em falta o respectivo tratamento.

Carece, o "Centro de espionagem", de um elemento vital que  tem vindo a ser secretamente desenvolvido no Tennessee; o mais potente computador jamais contruido. Ultrapassou a barreira do pentaflop, e o próximo objectivo será atingir o hexaflop; um quintilhão de operações por segundo. Da potencia de cálculo dependerá a outra missão: a quebra do AES, o Padrão de criptografia Avançada, que foi reputado inquebrável, e por isso é usado para as transações financeiras, o correio corporativo, e a correspondência diplomática. Aos olhos da NSA, esta razão, só por si, já justificaria a construção do Centro de Espionagem.






Sem comentários:

Enviar um comentário