quinta-feira, 3 de maio de 2012

Espionagem legal nos EUA

O controle das massas e o rastreamento de cada pessoa numa sociedade Orwelliana já começou. Se nos podem escutar as conversas através do micro, mesmo quando o telemóvel se encontra desligado, se dispõem de leitores automáticos de matriculas de carros, um leitor/quilómetro quadrado em Washington, se instalaram "iluminação publica inteligente com câmara", para nos ver e ouvir, se o Big Brother invadiu a nossa privacidade, se tudo isto não basta, quero ainda aqui referir mais um episódio do reforço de monitorização; provém dos EUA, como seria de esperar.

Com efeito, em breve não haverá mais necessidade de radares nas estradas norte americanas; uma caixa negra instalada no carro, informará a policia no momento em que o automobilista ultrapassa a velocidade limite, debitando instantaneamente a multa na respectiva conta bancária. Aquando de um acidente, as companhias de seguros determinarão causas e culpas, pela simples consulta destas caixas negras instaladas em todos os carros novos vendidos nos EUA a partir de 2015. Na verdade as seguradoras não necessitam destas caixas para aceder à informação em caso de acidente, porque os componentes computorizados dos airbags registam a informação relevante segundos antes e depois de  acidente. Então, o que está aqui em causa?

A verdadeira utilidade do novo dispositivo não reside na gravação de dados sobre acelerações e travagens. Através do GPS todos os automobilistas ficarão localizados em permanência; é esse o real objectivo. Pela forma como a lei foi proposta, qualquer informação gravada na caixa permanece propriedade do dono do vehiculo. No entanto as autoridades terão acesso aos dados em determinadas circunstancias. Há tantos exemplos apontando governos, autoridades e até organizações privadas, que se aproveitam indevidamente de informação para espiar o cidadão, quem nem vale a pena nos debruçar sobre a questão....

Entretanto um "Spy Center", o maior e mais sofisticado de sempre, ficará operativo a partir de Setembro 2013, em Camp Williams, Utah. Além de recolha de dados, será também um centro de decriptagem capaz de quebrar códigos de transacções financeiras, dados científicos, informação intergovernemental, informação diplomática, etc...Para colecta de informação, a NSA já criou uma rede de monitorização, que vai desde os e-mail, até ao simples contacto telefónico.

Sabemos então que, apenso ao ficheiro de cada pessoa, no banco de dados do Spy Center, estarão também as suas deslocações, tempo e modo de condução e tudo aquilo que se passou ou disse dentro do vehiculo.

Wellcome à terra dos Homens Livres!

Sem comentários:

Enviar um comentário