terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tunes from Algarve


A importância que os médias concedem aos assuntos decorre essencialmente do chamado “mediatismo” atribuído pelos próprios. Não são mediáticos os dramas, nem as frustrações provocadas por quem supostamente está ao serviço do cidadão. Mas é precisamente disso que vos quero falar hoje: um acontecimento, pequeno, á escala do país, mas que d’uma ou d’outra forma, mais tarde ou mais cedo, afecta invariavelmente cada um de nós. Por isso, não nos devemos calar mais!
O seguinte episódio aconteceu em Tunes: o presidente da Junta de Freguesia pediu ao Sr. Manuel Raposo, pequeno empresário de construção civil e homem muito considerado na comunidade, para lhe arranjar algum entulho fino e se possível o colocar provisoriamente num caminho muito esburacado até a Freguesia poder asfaltar.
Selecionar entulho conveniente, deslocar-se ao local, e palear manualmente para os buracos à medida que o camião se desloca supõe sem dúvida uma despesa adicional para a pequena empresa familiar. Não obstante o prestável Senhor Manuel acorre ao pedido. Já com o trabalho (gratuito) acabado, aparece a GNR. Embora o Presidente da Junta esclareça que o entulho fora colocado a seu pedido, o Senhor Manuel volta a carregar para o camião o entulho que tinha colocado no caminho, novamente a custos próprios, a GNR levanta o auto, e posteriormente o Senhor Manuel recebe uma coima de vinte mil Euros do tribunal. Como é o mínimo consignado por lei; já se está a ver quanto custará tudo isto se o Sr. Manuel decidir recorrer...
Devo também informar que o Presidente da Junta se disponibilizou para testemunhar em tribunal em caso de recurso.
Entretanto no caminho os buracos continuam por tapar, e uma família fica à mercê de uma decisão que pode conduzir à precariedade só porque o Senhor Manuel demonstrou ser um citadão solidário.
Esta situação define uma vez mais a fronteira entre a lei e a razão! E que dizer do dogmatismo da instituição GNR e dos  tribunais que temos?
Calamos?

4 comentários:

  1. sofista é teu nome.... Anarchiste !!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário! A situação que divulguei carece de importância aos olhos de muita gente; aos teus também? Ou será que me submeto a algum gênero de "julgamento" por o divulgar?

    ResponderEliminar
  3. Caro Sofista parabéns por não se calar perante as injustiças. Continua a defender e a denunciar este tipo de arbitrariedades. Infelizmente se denunciar este tipo de situações é ser anarquista então também serei um. um abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois bem, isto é o principio de solidariedade que une aqueles que usam a cuca em vez de a esconder por debaixo da areia, daqueles que querem ver e recusam-se ao sacrifício do carneirinho. Vejo no teu comentário o olhar d'um homem desperto. Por tudo isso, obrigado!

    ResponderEliminar