quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Depois de São Valentim

É costume São Valentim provocar uma veia literária conducente a cartas de amor, "ridículas", claro, "porque senão, não seriam cartas de amor". Proponho-vos uma carta "pós-Valentiniana".

O autor desta carta é um conhecido meu e muito amigo do Fernando Pessoa...


Ex.mª Senhora D. Ofélia Queirós:


Um abjecto e miserável individuo chamado Fernando Pessoa, meu particular e querido amigo, encarregou-me de comunicar a V. EX.ª - considerando que o estado mental dele o impede de comunicar qualquer cousa, mesmo a uma ervilha seca (exemplo de obediência e disciplina) - que V. Ex.ª está prohibida de:
 (1)  pesar menos gramas,
 (2) comer pouco,
 (3) não dormir nada
 (4) ter febre,
 (5) pensar no individuo em questão.
Pela minha parte, e como íntimo e sincero amigo que sou do meliante de cuja comunicação (com sacrifício) me encarrego, aconselho V. Ex.ª a pegar na imagem mental, que acaso tenha formado do individuo cuja citação está estragando este papel razoavelmente branco, e deitar essa imagem mental na pia, por ser materialmente impossível dar justo Destino á entidade fingidamente humana a quem ele competiria, se houvesse justiça no mundo.


Cumprimenta V Ex.ª


Alvaro de Campos
Eng. Naval
25-9-1929

Sem comentários:

Enviar um comentário